Praça da Amizade
Comunidade São Remo
Ao lado do portão de pedestres que liga a Comunidade São Remo à USP, uma pequena faixa de terra com cerca de 200m2 tinha árvores, plantas e um balanço. Ganhou o nome de Praça da Amizade.
Estava cercada com aramado, iniciativa de quem fez os primeiros plantios. Recentemente, Camila e Eraldo que têm uma pequena banca de frutas ao lado, passaram a cuidar das plantas e a deixar o portão aberto durante o dia. A Praça é um raro respiro verde na comunidade onde as mães levam crianças pequenas e outros adultos aproveitam as áreas sombreadas para descansar.
Com o apoio da Yellow, o Instituto A Cidade Precisa de Você foi convidado a transformar a Praça da Amizade em um local mais acolhedor.
Aplicando a metodologia do Instituto, iniciamos pelo diagnóstico, com observação e conversas com os frequentadores e cuidadores.
Desenhamos o projeto das melhorias, dos mobiliários e para a jardinagem convidamos o coletivo Batatas Jardineiras, especializado em áreas verdes para espaços públicos.
Em três dias de mutirão, 08, 09 e 10 de fevereiro de 2019, a Praça da Amizade se transformou em um espaço público de qualidade.
Retiramos parte da cerca, que foi mantida apenas no espaço em que brincam crianças muito pequenas. A equipe Mão na Massa construiu uma mesa para pic-nic, um banco (aproveitando como base os pontaletes da cerca). Os bancos de concreto existentes foram pintados e remanejados, um trepa-trepa foi trançado, reformado o balanço, instaladas redes de descanso. Também com o aproveitamento dos pontaletes da cerca, foram feitas pequenas mesinhas para apoio de copos. E uma pequena biblioteca comunitária foi instalada, na parede recém-pintada. As Batatas Jardineiras, parceiras do Instituto, criaram canteiros e caminhos entre eles, com plantas medicinais, decorativas e flores. A Yellow demarcou vagas para bicicletas. Um varal de luzes completou a Praça, que já durante o mutirão começou a ser frequentada também à noite.
Pessoas fazem lugares.