Porquê brincar?
Brincar na cidade significa se relacionar com a cidade de uma forma criativa.
Brincar na cidade não é só no parquinho, mas nas ruas, nas praças, nos equipamentos públicos!
Brincar na cidade é se sentir seguro para ficar livre, leve e solto!
Brincar na cidade é para as crianças, mas também para as mães, os avós, as professoras e cuidadoras!
Sobre
Cidade de Brincar é uma programação cultural dedicada à inclusão da participação da infância e adolescência no cotidiano da cidade.
Durante 2022, convidamos a todas e todos a participar da programação em diversos espaços públicos de São Paulo. Com um programa de ações de ocupação efêmeras e intervenções de construção de brinquedos e mobiliários, Cidade de Brincar será um convite para estar no espaço público, criando outros modos de fazer e usar!
Acompanhe aqui e no instagram @acidadeprecisadevocê para conhecer toda a programação e participar dos eventos, de junho a dezembro de 2022 em vários bairros de São Paulo!
Ferramentas
Caixa brincação
A Caixa Brincação é um kit de ferramentas que envolve elementos diversos de luz, som, ar, topografia, articulação e superfície. Elementos que ativam espaços, tangibilzando imaginários e construindo outras formas de relação e afeto. A partir do olhar criativo e lúdico, cada ação em espaços públicos diferentes mobiliza elementos diferentes, criando composições site specific que são ativadas a partir da brincação e participação das pessoas e do lugar.
Dispositivo ativador de vizinhança
O Dispositivo Ativador de Vizinhança é um trailer multifuncional capacitado para fazer intervenções urbanas, um misto de estação de trabalho com plataforma de eventos. O objetivo é oferecer suporte para ações de ativação de espaço público, sendo equipado para oficinas mão na massa, intervenções urbanas, estruturas para palco e equipamento de som, entre outras funções. A ideia é agregar pessoas nos espaços por onde ele passa, chamando a atenção para o espaço público e estimulando a criatividade dos cidadãos em pensar outras formas de ocupar e intervir nos seus parques, praças, largos e ruas, despertando e estimulando sentimentos de pertencimento e apropriação.
Brincando com confiança
Jogo ativa cidade
O Brincando com Confiança é um jogo composto por vários hexágonos de piso vinílico, que são posicionados no chão, criando tabuleiros em escala humana, nos quais são jogados diferentes jogos que estimulam que as pessoas criem relações de empatia, compartilhem suas experiências de vida, e falem sobre desejos e dificuldades que enfrentam relacionados à cidade, este lugar, a natureza, memória, sociedade e relações. Uma atividade voltada para todas
as idades.
O Jogo AtivaCidade é um jogo de tabuleiro de co-criação de intervenções urbanas. O jogo conduz os jogadores a criar um plano de ação para transformação da cidade através do olhar para a cidadania ativa no uso, apropriação e gestão dos espaços públicos. Ele é baseado na metodologia desenvolvida pelo Instituto A Cidade Precisa de Você: que começa com o reconhecimento e diagnóstico do local e o engajamento da população que usa e cuida do local; parte para estratégias de comunicação e educação para uma cultura de cidadania ativa; segue para a ativação e prototipação de intervenções mão na massa; e por fim pensa em formas de garantir a continuação (ou sustentabilidade no tempo) das ações e o compartilhamento de responsabilidades entre diferentes grupos nessa gestão.
O Jogo nasce da necessidade de traduzir esses conceitos complexos, partilhando conhecimentos e juntando diferentes atores (ou grupos), em torno de uma mesa para co-criar projetos de forma lúdica e participativa. O objetivo deste jogo é ensinar a planejar e produzir coletivamente intervenções em espaços públicos.
Ao jogar, começamos pela definição do objetivo que queremos alcançar (É uma cidade mais amigável para crianças? Ou será que uma gestão de resíduos sustentável na Brasilândia? Ou quem sabe espaços de convivência na Praça da Sé?) - pensando no impacto que queremos, na escala, e na quantidade de tempo e recursos que temos. Vamos então para o anel roxo, onde nos familiarizamos com todas as etapas da metodologia do A Cidade Precisa, nos dividindo em times conforme os quatro eixos de trabalho: diagnóstico e engajamento; comunicação e educação urbana; ativação, testes e mão na massa; sustentabilidade e fazendo juntos.
Em seguida, vamos para o anel amarelo, e jogamos os dados para realizar o reconhecimento e diagnóstico do espaço (também chamado de território), em que vamos agir. Antes de seguir para o anel vermelho, todos os times escolhem até 2 ferramentas para utilizar neste projeto, a partir das cartas de ferramentas que foram baseadas nos próprios projetos do A Cidade Precisa de Você. Ao atravessar o anel vermelho, os grupos se deparam com os mais diversos desafios - desde os vizinhos que reclamam, até a polícia que vem interromper, ou a chuva que pode estragar o evento, e desafios, como desenhar cartazes de divulgação ou listar artistas convidados, incentivando os jogadores a desenhar criativamente uma aplicação da ferramenta a cada caso.
E aí, vamos jogar?
Realização
Diretora geral
Marcella Arruda
Diretora de produção
Julieta Regazzo
Diretora de jogos
Karen Martini
Gestão financeira
Heloisa Sobral
Realização:
Apoio:
Diretora geral
Rafaela Cândido
Assistente de produção
Lara Paim
Design
Keila Akemi
Assistente de design
Natalia Mamblona
Audiovisual
Felipe Vianna
Realização
A Cidade Precisa de Você
Apoio local
Paulo Gayatri
Apoio
Bernard Van Leer
Instituto Olinto
Museu da Casa Brasileira
Financia
SMC